Simuladores de Voo

Simuladores de voo são máquinas extraordinárias e também complexas que visam proporcionar a experiência do voo sem que seja necessário retirar os pés do chão. A sua utilização remonta ao início do século XX, quando começou a “corrida” pós desenvolvimento das primeiras máquinas voadoras.  Não cabe aqui discutirmos quem de fato inventou a aeronave. Devemos saber apenas que, assim que as primeiras máquinas voadoras alçaram voo, surgiu a necessidade de se treinar pilotos para operá-las, já que se tratava de algo pouco fundamentado do ponto de vista da engenharia e do refinamento e do conhecimento que temos hoje sobre a ciência aeronáutica de uma maneira geral.

Mas foi no período pós I Guerra Mundial que efetivamente se deu maior atenção aos simuladores de voo. Mais do que nunca, era necessário treinar pilotos de guerra, hábeis o suficiente para realizar manobras diversas e serem submetidos às forças G mais variadas.

Nesta página disponibilizo um material valioso sobre os temas que envolvem os simuladores, desde o seu histórico até algumas definições técnicas.

Simuladores de voo: dos primórdios aos tempos de hoje

Simuladores de voo: a necessidade de uma abordagem sistemática

Os simuladores ganham um formato

A era dos simuladores de voo eletrônicos

O nascimento do simulador de voo moderno

Simuladores hoje: um show de tecnologia

Deixe um comentário